Nos últimos anos os jogos de estratégia nos laçaram em diferentes momentos da história e lugares do globo.Normalmente, essa abordagem é acompanhada por ambições bastantegrandiloqüentes.Desde o objetivo como cobrir toda a história humana da franquia Civilization,até abordagens bastante amplasde cada época que aborda a saga Total War ou recriações da Idade Média, a era das descobertas ou a Segunda Guerra Mundial mostrado por títulos da Paradox.

Steel Division: Normandy ’44 é um tipo diferente de jogo de estratégia. A produção de Eugen Systems e Paradox não procura recriar uma era, nem uma época, nem mesmo um único conflito, mas busca atuar em outro nível mais «micro».Assim, este jogo nos convida a mergulhar no sangue e lama dos campos da Normandia durante a campanha decisiva levada adiante pelos exércitos aliados em 1944.Graças a esta decisão de design, Steel Division consegue encontrar a sua própria identidade e justificar-se como uma opção valiosa e inovadora no campo da estratégia.

A abordagem super enfocada que o pessoal de Eugen Systems realizou para a Steel Division é sentida em diferentes aspectos do jogo, que não só têm um impacto sobre as características artísticas do título, mas também sobre os benefícios jogáveis.Um dos pontos de maior sucesso é a maneira pela qual Steel Division apresenta seus diferentes mapas.O pessoal daEugen Systems têm feito um trabalho magnifico na recriação dos campos da Normandia em meados dos anos 40. Para alcançar este objetivo, o estúdioparisiense usoufotografias autênticas de reconhecimento tomadas pela Forca Aérea Real do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial.O resultado é mais do que excelente: cada mapa deSteel Division se sente como um lugar real, com a sua própria lógica interna e as suas próprias vantagens e desvantagens do ponto de vista tático. E cada mapa se vê autêntico, recriando o terreno que foi batizado por soldados aliados como o «Inferno de cogumelos» devido à preponderância de arbustos utilizados para dividir as diferentes propriedades e lugar preferido para colocar ninhos de metralhadoras.

Outro elemento que dá ao jogo grande autenticidade é a forma como recriaram os diferentes tanques, aviões, armas e até mesmo as unidades que participaram do conflito.Desde os bestiais Panzers alemãesaté os famosos paraquedistas da 101st Airborne Divisiondo Exército de Estados Unidos, cada peça de armamento de combate e veículo foi reconstruída de uma forma que procura estar o mais perto possível do real.Tanques, por exemplo, são fornecidos com quatro frentes de blindagem (cinco, se incluir o topo) e são susceptíveis ao ataque pelos lados e por trás.Então, o uso inteligente de esquadrões de bazucas aliados podem reduzir a cinzas os poderosos tanques Tiger alemães.

Steel Division tem dois modos de jogoprincipais: Campanha e os confrontos em contendas.Este último contra IA e outros jogadores.A campanha é correta, mas apenas permanece útil. Tem um total de doze missões divididas igualmente para os militares dos EUA, o alemão e britânico.A maior conquista da campanha é que escala a dificuldade de uma maneira controlável e é uma ótima maneira de introduzir o jogadornos os vários elementos do jogo (também há um tutorial, mas francamente parece um tanto insuficiente).

O verdadeiro destaque deSteel Division está no modo Conquest eDestruction, especialmente quando nos enfrentamos com os outros jogadores. Aqui, o jogo apresenta diferentes cenários que vão desde o 1 vs 1 a 2 vs 2, 3 vs 3 e até mesmo um louco 10 vs 10. Estes cenários são resolvidos por duas condições de vitória exclusivas: a vitória por dominação e a vitória por aniquilação.No primeiro caso, ganhamos se conseguimos manteruma maior quantidade de território que o adversário dentro de um determinado limite de tempo.No segundo caso, conseguimos se exterminamos todas as tropas e reforços do exército rival. De uma forma ou outra, a vitória em Steel Division requer coordenação com os nossos aliados para enfrentar ofensas rivais.

A esse respeito, o tamanho dos mapas 3 vs 3 ou 4 vs 4 são o ponto ideal para abordar o jogo, já que os confrontos promovidos de 10 vs 10 tornam-semuito caóticos e confusos.Mapas com um tamanho administrável de aliados e inimigos, os vários elementos táticos do jogo são fundamentais e a coordenação se transforma na arma mais letal quando usar nossos soldados, tanques eaviões.

Em sua seção tática,Steel Division é um jogo de estratégia em tempo real, mas é um jogo focado quase que inteiramente em combate.Neste jogo não há gestão de recursos e de construção de base no sentido clássico, mas estes dois elementos são reduzidos à criação de grupos de batalha e na gestão dos pontos de reforços.Os grupos de batalha são modelos pré-montadosde exércitos que funcionarão como nossa lista de tropas em cada missão da campanha ou em cada batalhamultiplayer.No total existem oito subgrupos dentro de cada grupo de batalha: Reconhecimento, tanques, suporte, infantaria, anti-tanque, anti-aéreos, artilharia e força aérea.Cada um destes subgrupos compreende diferentes slots ao que podemos atribuir diferentes unidades. As diferentes unidades históricas que podemos selecionar como modelos definem a preponderância de um tipo de força sobre os outros dentro dos grupos de batalha.Por exemplo, o 101st Airborne Divisiontem um maior número de slots atribuídas à força aérea e unidades de infantaria. Enquanto que a divisão Panzer de Erwin Romel triunfa graças ao seu foco em veículos pesados ​​e artilharia.

Uma vez dentro do jogo, os grupos selecionados nas unidades de batalha podem ser movidosusando pontos de reforço.Estes pontos são obtidos automaticamente ao longo do tempo, e sua gestão é o que nos permite manter a linha de frente de combate e empurrar o inimigo com ataques precisos.Este sistema conta também com três “fases de combate», caracterizadaspelas letras A, B e C.Cada unidade que selecionamos para o grupo de batalha está assignado a um desses níveis, e só poderá ser implantado no jogo ao passar certa quantidade de tempo.Assim, por exemplo, as unidades mais poderosas estão localizados na Fase C, mas vamos ter de fazer uma distribuição equilibrada da nossa força para suportar a luta para nas fases A e B.É um sistema um pouco artificial, mas funciona em seus esforços para manter o jogo justo e equilibrado.

Steel Division é um jogo de estratégia com grande ênfase na gestão táctica e gestão micro das nossas forças.A filosofia geral do jogo é que é muito mais fácil de defender uma posição do que atacar.Assim, cada elemento do cenário (arbustos, árvores, casas, etc.) fornece cobertura para as nossas tropas parcialmente ou total.Então, nossa primeira obrigação dentro do campo de batalha será a de designar uma linha de frente e apostar em nossas tropas para defendê-la.Por exemplo, um pelotão de metralhadoras situado dentro de uma casa será um obstáculo duro de roer para a infantaria inimiga, enquanto que esquadrões de bazucas escondidos entre pastagens são o pesadelo de qualquer força blindada.Neste ponto, é fundamental o sistema de linha de visão que implementa o jogo. E felizmente a maneira que Eugen Systems implementou o mesmo é impecável.Basta pressionar a tecla C e podemos ver o visualcorrespondente a qualquer ponto no mapa, e, assim, decidir qual é a melhor posição para nossas tropas.Por exemplo, uma unidade anti-tanque colocada com boavisualização é capaz de parar divisões inteiras de tanques.

Na hora de atacar, por outro lado, as coisas ficam complicadas.Steel Division usa seus mapas magistralmente fazendo grande uso do sistema de caminhos e passagens.Cada uma das nossas unidades se move no mapa a bordo de um veículo, e atransição pelo mapa é muito mais rápida usando as estradas do que cortando o terreno a campo livre.Mas, como mencionado acima, um inimigo inteligente vai ter coberto todas as estradas de acesso comartilharia e baterias anti-tanque.

Assim, o ataque se resolve utilizando diferentes ferramentas e estratégias. As peças de artilharia, por exemplo, podem criar fumaça para anular a linha de visão de tropas inimigas.Também é possível usar o poder aéreo para danificar ou destruir posições rivais ou chamar poderosos ataques de artilharia para expulsar o inimigo a uma determinada posição.Neste ponto, também é valioso o usodas forças de reconhecimento, que podem entrar afrente do inimigo sem serem detectados e revelar posições-chave do exército rival.

Podemos então caracterizar cada item de Steel Division como uma complicada dança entre ataque e defesa.Entre um jogador que procura manter uma posição ganhada a fogo e sangue e outro que tenta empurrá-lo para trás.Este ritmo interessante de jogoé reforçado quando lutamos contra outros jogadores humanos, especialmente se o fizermos em jogos de 3 vs 3 ou 4 vs 4, onde a capacidade de realizar manobras combinadas abre ainda mais o leque de opções táticas que apresenta o jogo.

Enquanto ao audiovisual, Steel Division é um título mais do que competente.O ponto forte do jogo, sem dúvida,é a excelente apresentação realizada do terreno da Normandia e as várias tropas e unidades que lutaram nele.Cada elemento do jogo tem um alto grau de autenticidade alimentado por um eficientemotor gráfico.E embora seja verdade que Steel Division não conte texturas tão bem acabadas, o excelente desempenho do jogo e o fato de que geralmente estamos observando a ação sob a vista de águia,faz com querapidamente esqueçamos esse problema.

Quanto ao som, Steel Division tem uma banda musical útil, mas nadamemorável.São ritmos militares típicos que poderiam intercambiar com qualquer outro jogo ambientado na Segunda Guerra Mundial e ninguém notaria.Onde Steel Division brilha é em referência aos efeitos sonoros. A autenticidade colocada na apresentação visual também se traduz na apresentação de som: cada tiro, explosão ou bombardeio se sente poderoso e autêntico.E até mesmo os barulhos dos motores dos diferentes carros de combate carregam sua própria quota de personalidade.

Em conclusão, podemos dizer que as pessoas de Eugen Systems criaram um jogo de estratégia verdadeiramente único. O enfoque hiper detalhista com queSteel Division aborda a campanha da Normandia dá ao jogo uma personalidade única. Personalidade que por sorte vem acompanhada por sistemasde jogo muito bem planejados.Talvez o único ponto que lançará dúvidas sobre Steel Division é se a sua singularidade histórica e seu enfoque quase de nicho conseguirão atrair uma grande comunidade de jogadores que dêem ao jogo a vida útil que merece.Por agora, não é muito difícil encontrar partidas abertas na comunidade Steam, cheias de aspirantes a generais dispostos a provar a sua capacidade tática no campo de batalha.

Esta avaliação foi conduzida com uma cópia de imprensa fornecidaporEugen Systems/Paradox.

[PT] Steel Division: Normandy 44 – Review
Campanha60%
Gameplay95%
Gráficos75%
Música e sons80%
Multiplayer95%
O bom:
  • Excelente recriação da campanha da Normandia.
  • Grande modo multiplayer.
  • Grande autenticidade na seção audiovisual.
O Ruim:
  • A campanha não explora todo o potencial do jogo.
  • Apenas duas condições de vitória.
  • Os modos mais divertidos exigem umagrande quantidade de jogadores.
88%Nota Final
Puntuación de los lectores: (0 Voto)
0%

Dejar una respuesta